5 dicas para ler mais e melhor

0
Avalie esse post

Você entende tudo o que está lendo? Para se aprender algo através da leitura, não basta passar os olhos pelas letras, você precisa ler com profundidade e pesquisar os termos que não conhece. Mas o que tenho que fazer para ler mais ou ler melhor? Você precisa ler! É praticando que se aprende. Confira agora 5 dicas que podem te ajudar:

1. Crie objetivos!
É importante ter objetivos que sejam realistas para você. Por exemplo: “Esse ano vou ler três livros” ou “Irei terminar esse livro até o próximo mês”. E não basta estabelecer esses objetivos, é preciso se esforçar para concretiza-los. Arrume um tempo na sua rotina para fazer isso, pode ser diariamente ou semanalmente, mas realmente pegue o livro e leia.

2. Escolha temas que você goste!
No começo pode ser difícil, mas o que pode ajudar muito é você ler algo do seu interesse. Escolha livros com temas que te agradam, pode ser romance, ficção, terror ou algum assunto específico como vinhos, basquete, religião… Leia sobre aquilo que você quer saber mais e que te faz feliz.

3. Varie sua leitura!
Ler sobre coisas que gostamos é divertido, mas variar sempre é bom! Leia ficção e não-ficção, livros novos e livros velhos, teologia e biografia, atualidades e história, nacionais e estrangeiros. Se sempre focar em um único assunto, pode acabar perdendo o interesse pela leitura, então conheça outros gêneros e fique aberto a novos temas.

4. Leia séries!
Freqüentemente, a expectativa pelo próximo livro é uma força motivadora para completar o atual. Quando se lê uma série, é mais fácil se manter motivado, pois você sabe que quando acabar o livro que está lendo, a história continua no próximo, e no próximo… Muitas vezes, ao acabar de ler um livro, as pessoas não sabem como escolher o que ler a seguir ou acabam perdendo o interesse, por isso séries com vários livros podem te ajudar a ler um atrás do outro.

5. Livros são para serem lidos!
Quando você trabalha duro para entender um livro e interage com ele, é ai que você aproveita mais e melhor a leitura. Leia com um lápis na mão, rabisque notas, faça perguntas ao autor, procure as palavras que não conhece no dicionário… Interaja com o livro! Não adianta fingir, se não entendeu, volte e leia de novo, se aprofunde naquilo que está lendo, se envolva na história. Aproveite ao máximo o que aquele livro tem a oferecer.

Espero que tenha gostado dessas dicas e que elas te ajudem em suas leituras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Avalie*
Please enter your comment!
Please enter your name here