5 coisas que você PRECISA saber antes do Encceja

2

Estamos na reta final da prova do Encceja 2017, que acontece nesse domingo, dia 19 de novembro! É a chance de buscar seu certificado e realizar os sonhos que tanto quer. Concurso, faculdade, emprego, enfim, tudo isso estará ao seu alcance com o certificado em mãos!

Você tem a impressão de que são muitas informações para se lembrar? Pensando nisso, criamos esse post reunindo 5 dicas essenciais para você se preparar bem para o dia da prova e evitar surpresas desagradáveis, correndo o risco de ser eliminado.

Fique ligado nessas 5 dicas:

1- LEVE CANETA PRETA TRANSPARENTE E DOCUMENTO OFICIAL COM FOTO

Você deve levar caneta esferográfica na cor preta, com tubo transparente. Recomendamos levar duas canetas, para o caso de uma delas falhar. Não leve lápis.

Você também deve levar um documento oficial de identificação com foto (pode ser a carteira de identidade, a carteira de motorista ou a carteira de trabalho, por exemplo). Cópias autenticadas do documento não serão aceitas.

2- CONTROLE O TEMPO

Recomendamos fazer, em média,  10 questões a cada 30 minutos de prova. Se você estiver levando mais tempo do que isso, cuidado: pode não conseguir responder todas as perguntas.

3- LEVE ALGO PARA COMER

Alimentos e água podem ser levados e consumidos nos dias de prova. A dica é levar alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal.

4- CUIDADO COM O CELULAR

Recomendamos já entrar no local de prova com ele desligado e sem bateria. Se você usar ou atender o celular durante a prova, ou mesmo se ele tocar,  poderá ser desclassificado. O fiscal da prova te dará um pacote para colocar seu celular, relógio e outros pertences dentro. Coloque, feche a embalagem e deposite no local indicado pelo fiscal. Na dúvida do que fazer, sempre peça autorização do fiscal de prova.

5- CONHEÇA ANTES A REGIÃO DO LOCAL DE PROVA

Confira o passo-a-passo:

  • Acesse a página do participante do Encceja.
  • Digite o seu CPF e a senha cadastrada, nos respectivos campos.
  • Responda ao desafio da figura (clique na imagem escolhida pelo sistema).
  • Clique em “Enviar”.
  • Após fazer login, clique na opção “Cartão de confirmação da inscrição”.

Recomendamos conferir como chegar no local da prova pelo menos um dia antes da prova, assim como verificar quais os ônibus disponíveis no dia e em quais horários, a questão do estacionamento (caso vá de carro), evitando assim atrasos desnecessários. Lembrando que é sempre bom sair de casa com bastante antecedência no dia da prova e chegar no local de prova uma hora antes.

Aproveite também para conferir essas DÚVIDAS FREQUENTES:

– QUAL NOTA EU DEVO TIRAR?

É preciso atingir no mínimo 100 pontos em todas as áreas do conhecimento para tirar os certificados. A pontuação vai de 60 a 180 pontos, ou seja, é impossível tirar zero. Quanto à Redação, é necessário atingir no mínimo cinco (5) pontos, sendo que a nota da redação vai de zero a 10 pontos.

Confira o vídeo do professor Tiago sobre esse assunto clicando AQUI.

– QUANDO SAI O RESULTADO?

O resultado ainda não tem uma data específica para ser divulgado. Basta ficar ligado em nosso blog ou acessar o site do Inep, clicando AQUI. Tenha em mãos o seu número de CPF e a senha cadastrada no momento para verificar seu resultado.

O gabarito será disponibilizado no site do Inep até dez dias úteis após a aplicação do exame, então será possível saber se você mandou bem ou não mesmo sem o resultado final.

– QUE HORAS É A PROVA?

No horário oficial de Brasília, as provas acontecerão de manhã e à tarde. Os portões serão fechados 15 minutos antes do início do exame.

De manhã, serão a partir das 9h, e até às 13h. Os portões abrirão às 8h e fecharão às 8h45.

À tarde, serão das 15h30 às 20h30. Os portões abrirão às 14h30 e fecharão às 15h15.

– SE EU FOR MAL EM UMA MATÉRIA, EU PERCO TUDO QUE FIZ?

Não. Os participantes que não tiverem nota suficiente em alguma área do conhecimento poderão receber o certificado parcial de proficiência. Depois, basta se inscrever para o próximo Encceja e escolher apenas as provas em que não atingiu nota mínima.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Fiz somente uma prova, ciências e suas tecnogias. Tive uma pontuação de 109, será que passei ou eu só passaria se tivesse feito todas as provas ?

    • Olá Luana.

      Você já tinha tentando concluir os estudos antes ou feito a prova do Enem antes de 2016?
      Caso não, é necessário passar em todos os eixos sim.
      Você pode se preparar para a prova com a gente, temos professores bem preparados e que explicam de forma fácil e direta. Clique aqui para se cadastrar e saber mais: https://goo.gl/Bq6UFd.
      Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here